Google+ Badge

Postagem em destaque

ANÚNCIOS

quarta-feira, 23 de maio de 2018

SANTA RITA DE CÁSSIA/BA: NOVELA POLÍTICA NÃO TERMINOU - PROCESSO DO PREFEITO ROMUALDO NO TSE ENTRA NA PAUTA DO DIA 29

Por Luciano Guedes
Editor do DRP
Com informações e imagens do Site do TSE e do Bocão News


Quem pensou que a novela da política santa-ritense havia terminado após o ministro relator do processo do prefeito Romualdo Rodrigues Setubal, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga, ter decidido por aprovar o registro de sua candidatura e sua consequente continuidade no comando do Município de Santa Rita de Cássia - Bahia, surpreenda-se, pois o processo no TSE voltou para a pauta do dia 29 deste mês de maio de 2018 - na 53ª Sessão Ordinária Jurisdicional.

Apesar de o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) ter decidido por manter a rejeição das contas pelos vereadores, na sua decisão monocrática, o ministro do TSE havia entendido que as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios não eram suficientes para barrar a candidatura de Romualdo Setúbal.

A Corte baiana de contas apontou irregularidades como a realização de despesa com pessoal em percentual excedente ao limite definido em lei no percentual de 1 ,33%; obtenção de valor irrisório na cobrança da dívida ativa tributária e não tributária do Município de Santa Rita de Cássia; e ausência de cobrança de multas e ressarcimentos.

"Apesar do caráter insanável das falhas, não há identificação, no bojo do acórdão regional, de elementos objetivos que indiquem a presença de dolo, tendo a Corte de origem aludido apenas ao dolo genérico e à consciência da prática dos atos. No que diz respeito à primeira falha, consta do trecho do acórdão do TCM citado no aresto regional que a extrapolação do limite de gastos chegou a sofrer diminuição quando comparada com as contas do ano anterior, o que, de certo modo, reflete a tentativa do gestor em incrementar os mecanismos de controle de despesas. Em face disso, não se vislumbra, à míngua de outros elementos constantes do aresto recorrido, a má-fé, a desonestidade ou a malícia, que são características dos atos dolosos", argumentou o magistrado em sua decisão monocrática no dia 19 de março deste ano.

Agora o processo do prefeito Romualdo deverá ser julgado por todos os Ministros do TSE. É esperar o final deste mês de maio para saber o próximo capítulo da novela política desse Município do Vale do Rio Preto no Oeste Baiano.


Pesquisar no DRP

Arquivo do DRP

Postagens mais visitadas na última semana

Postagens mais visitadas no último mês

Postagens mais visitadas no último ano

Postagens mais visitadas em todos os tempos