Postagem em destaque

VALÉRIA MONTEIRO NECESSITA DE AJUDA URGENTE PARA FAZER CIRURGIA

Por Luciano Guedes Editor do DRP A situação de Valéria Monteiro da Silva se agrava a cada dia por causa de uma doença cham...

terça-feira, 8 de maio de 2018

EXERCÍCIOS AERÓBICOS SÃO GRANDES ALIADOS PARA A SAÚDE

Por Christiane Midlej
Da PIPA Comunicação Integrada


Os cuidados com a saúde e bem estar são importantes em qualquer fase da vida, principalmente se o indivíduo mantiver hábitos alimentares saudáveis aliados à prática da atividade física. Para muitos especialistas, as atividades físicas com funcionalidade aeróbica são grandes aliadas e podem ser as responsáveis pela prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, por exemplo. Se feitas regularmente, proporcionam reforço na musculatura e no sistema cardiovascular do indivíduo, portanto, o simples ato de caminhar, correr, dançar ou pedalar, com regularidade, ajuda muito no processo.


Apesar de não ocupar o topo na lista das atividades favoritas entre as pessoas que buscam se exercitar, a atividade aeróbica, por suas características, é a que mais proporciona gasto calórico, e favorece principalmente a perda de peso, fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração, melhoria da circulação sanguínea, entre outras. Segundo Igor Castro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness, os exercícios realizados na esteira, bicicleta ergométrica e o elíptico, são os favoritos quando o assunto é treino aeróbico, e dentre os três aparelhos, a esteira é a que mais queima calorias, se comparada aos outros, por recrutar praticamente todos os músculos na hora da movimentação, favorecendo a manutenção da massa óssea. No entanto, esse mesmo impacto pode agir de maneira negativa para o indivíduo com sobrepeso ou que já sofreu alguma lesão na coluna, quadril, joelhos ou nos tornozelos, já que o exercício sobrecarrega as articulações. “Para esses casos desses indivíduos, é mais aconselhável o uso da bicicleta ergométrica, pois essa modalidade não tem impacto e nem risco de quedas”, explica. Já o uso do elíptico, oferece um grande trabalho nos músculos dos glúteos, coxas, panturrilhas e abdômen, além de movimentos que não fazemos rotineiramente, ativando músculos diferentes do nosso corpo, podendo ser utilizado por qualquer pessoa apta a treinar. “Vale lembrar que todos esses aparelhos oferecem funcionalidades benéficas para o usuário se executados corretamente, por isso é importante estar sempre atento às orientações do seu instrutor de educação física na hora de executar os exercícios. Questões como a postura adequada e duração dos exercícios são fatores muito importantes na obtenção dos melhores resultados”, explica Igor.